segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Empoderamento feminino , você sabe o que é ?

Olá amores , o Empoderamento feminino tem sido o termo mais pesquisado no sites de pesquisa no Brasil nos últimos tempos. Aposto que você já ouviu falar disso no trabalho, apareceu no seu feed de notícias do Facebook ou você viu em alguma mídia por aí. Mas afinal, o que é empoderamento feminino?


Primeiramente, empoderamento feminino é diferente de feminismo. Feminismo é resumidamente um movimento que prega a ideologia da equidade social, política e econômica entre os gêneros. Empoderamento feminino é a consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero. É uma consequência do movimento feminista e, mesmo estando interligados, são coisas diferentes.


Empoderar-se é o ato de tomar poder sobre si. Dessa forma, também é possível fazer o empoderamento de outros grupos sociais , das pessoas oprimidas ou que recebem menos atenção na nossa sociedade, muitas vezes não têm consciência de seu próprio poder, e as mulheres estão incluídas neste grupo. É daí que surge o empoderamento. As mulheres precisam reconhecer que elas são capazes, para então poder começar a fazer mudanças.


Empoderar é enaltecer, botar uma menina ou uma mulher no degrau de cima, contribuir para que conquistem seus espaços, seja de fala ou de trabalho. Não menos importante: enaltecer a si mesma!


Falando somente de mulher para mulher, essa busca pelo empoderamento começa quando respeitamos umas às outras. É aqui que entra a união entre as mulheres, que dissolve a regra de que todas nasceram para se odiar, para competirem entre si, especialmente pela atenção masculina. Claro que leva um tempo para chegar à essa conclusão e, até lá, isolamos aquela que achamos não ser boa o bastante. Falamos mal daquela que é bonita demais. Caçoamos da solteirona aos 30, da mãe solteira, da mulher que sofre abuso do marido.


De quebra, houve um tempo em que muitas reproduziram discursos machistas – o famoso “saiu de roupa curta é porque pediu”. Tanto nesse caso quanto no de barrar a promoção de uma mulher, não contribuímos para o empoderamento feminino e fazemos com que essa mulher se sinta incapaz. Fazemos com que ela sinta vergonha de si mesma, desista e acredite realmente que merecerá o fracasso ou o abuso. Ou seja, a fazemos descer os degraus.


O empoderamento está presente em grandes ações, como por exemplo, no dia a dia, quando uma amiga fala para a outra “Aceite seu corpo, ele é lindo” ou “Você pode viajar sozinha sim, isso vai contribuir para a sua carreira”. Se você for mulher, é possível aplicar o empoderamento na sua própria vida, trabalhando a sua confiança, se fortalecendo e tendo ambição para seguir os seus sonhos. Assim que você se sentir uma mulher empoderada, você poderá encorajar amigas, parceiras e familiares a fazerem o mesmo. 


Há muito que se pode fazer para ajudar aquela mana a subir os degraus da vida. Ao empoderar uma, o efeito em cadeia se estende. Somos poderosas. Impulsionando positivamente umas as outras iremos longe. Não haverá machismo que resista.

Lembre-se que uma vez que você empodera outra mulher, você se empodera. Você muda o mundo dela e o seu também!

~x~

Então é isso gente, espero que tenham curtido o post. Mil beijinhos até a próxima! 😘

Fotografia: Ane Santos (@anesantosfotografia)




Fonte: https://impacthubcuritiba.com/empoderamento-feminino/
http://nossacausa.com/por-que-o-empoderamento-feminino-e-importante/

0 Comments:

Postar um comentário